Institucional

A AÇÃO SOCIAL TÉCNICA, também conhecida pela sigla de “AST”, constituída na Cidade de Belo Horizonte – MG, no dia 12 de julho de 1.979, com seus atos constitutivos registrados no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Cidade de Belo Horizonte – MG. A fundação da AST foi fruto de uma discussão iniciada pela comunidade da igreja do Bairro Lindeia. Desta discussão, estabeleceu-se como prioridade a construção de uma Escola Profissional que pudesse atender às camadas mais vulneráveis do bairro e da região, possibilitando assim geração de renda, além da ampliação do conceito de cidadania. Após levantamentos e pesquisas, estabeleceu-se como meta a implantação de uma escola profissionalizante na área de mecânica metalúrgica.

A construção das instalações que abrigariam a escola profissionalizante deu-se em regime de mutirão, assumido pela comunidade, em um terreno cedido em regime de comodato pelos padres Jesuítas. Já a aquisição das máquinas e equipamentos, deu-se através de convênios com o Poder Público e Fundações Privadas.

O nome fantasia Ação Social Técnica passou a ser Escola Profissional Tio Beijo. Esse nome foi uma homenagem a um dos primeiros moradores do bairro, Sr. Benjamim Garcia, conhecido carinhosamente por todos como “Tio Beijo”, que em muito contribuiu na construção da comunidade.

Os primeiros cursos de formação profissional iniciaram-se ainda na fase de construção. Com o passar dos anos, a Instituição vem procurando se adaptar às realidades e desafios propostos pela política de assistência social, procurando oportunizar a dignidade do ser através da valorização do trabalho das pessoas mais desfavorecidas, principalmente os usuários da rede socioassistencial com 14 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade e risco social. Nossa prioridade é atender aos beneficiários dos programas de transferência de renda, considerando as vulnerabilidades e riscos estabelecidos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – Resolução nº 109, de 25 de novembro de 2009 e na Resolução CNAS nº 13, de 13 de maio de 2014, para cada faixa etária.

A AST tem como finalidade, desde sua fundação, promover a formação integral da pessoa humana, sem distinção de raça, credo ou gênero, como condição de inclusão social e resgate da cidadania.