Fundación Miguel Ángel Elosúa Rojo

 

A Fundação Michel Ángel Elosúa Rojo foi constituída pelo Jesuíta Miguel Angel Elosúa Rojo, em 29 de maio de 1985 . Na Carta Fundadora, o Fundador afirma que seu objetivo é inspirar-se no caráter profundo da justiça e do respeito pela pessoa humana que seus pais inculcaram nele e que, para esse fim, a Fundação terá como objetivos principais o seguinte:

  • O uso mais adequado e correto dos bens do Fundador a favor de todos os homens a quem ele deve servir.
  • O máximo respeito, consideração e confiança na iniciativa privada e nas ações das pessoas que possuem o Patronato.
  • Que a iniciativa gratuita do Patronato intervir na administração e regulamentação do Patrimônio da Fundação e permitir o seu desenvolvimento para que a Instituição possa ser perpetuada.
  • O caráter dinâmico que deve ser dado ao Patrimônio da Fundação, a fim de combinar os fatores de iniciativa individual, imaginação, esforço pessoal e prudência, elementos considerados necessários para qualquer processo, manter o patrimônio em constante evolução e desenvolvimento dentro do a Fundação.

Acesse também o site: https://fundacionelosuarojo.org/

 

O Fundador Pe. Miguel Ángel Elosúa Rojo

WhatsApp Image 2020-04-24 at 1.13.39 PM

“A fé, sem as obras, está completamente morta”, Tg 2, 17.
Com estas palavras nos despedimos de Padre Miguel Elosúa Rojo, o fundador da Ação Social Técnica – Escola Profissional Tio Beijo e líder de muitas obras sociais em nosso bairro. Ele faleceu no final da tarde desta quinta-feira (23), aos 87 anos, em Fortaleza/CE. Miguel chegou no bairro Lindéia na década de 1970 e lutou fortemente para defender os direitos dos pobres e necessitados. Seguindo o exemplo de Cristo, sua luta não consistia em pedir para fazer, mas em fazer junto e fazer com fé e amor. Como resultado, por onde passou, deixou o exemplo da caridade e da fé com boas obras.

 

O Pe. Miguel Ángel Elosúa Rojo dedicou toda a sua vida desde os 17 anos para servir os mais desfavorecidos. Ele vem desenvolvendo sua missão no Brasil há mais de sessenta anos.

Miguel Angel nasceu em uma família bem-sucedida, seu pai era um emigrante para o México, que conseguiu construir um futuro aberto para todos os seus filhos, através de um importante grupo empresarial. No entanto, Miguel Angel não queria estar naquele lado do balcão, preferiu estar junto com aqueles que tinham menos.

Miguel Angel era um “Cura Obrero”, no sentido literal da palavra, ele trabalhava como soldador em várias fábricas, ganhando seu sustento com seu trabalho e morava em um bairro da classe trabalhadora, integrando-se completamente nele.

Lá, ele desenvolveu o seu trabalho de pastoral e cuidados durante 16 anos. E nos muitos destinos que teve nos anos seguintes, ficou claro que ele nasceu e viveu para dedicar todos os seus esforços para ajudar os mais desfavorecidos, onde quer que estivessem, e ele era.

 

Conheça mais pelo site

https://fundacionelosuarojo.org/